Roda de capoeira promove inclusão social

Por Wanessa Fischer
Imagem do Unicapoeira
Pessoas portadoras ou não de alguma deficiência participam do evento

Amanhã (07/10) em São José do Rio Preto, município do Estado de São Paulo, acontecerá o evento de capoeira “Gingando e Integrando”, e será desenvolvido com pessoas portadoras ou não de deficiência. A atividade será realizada as 19h30, no Centro Regional de Eventos da cidade. São esperadas, para participar da roda de capoeira, cerca de 80 pessoas, desde crianças até a terceira idade. O evento contará com a participação de mestres da Capoeira de Angola, vindos de Salvador (BA).

O projeto “Gingando e Integrando” existe há oito anos. É uma atividade de inclusão social, desenvolvida em entidades de Rio Preto. Nesse período participam do projeto, aproximadamente, 250 pessoas, de 5 a 60 anos, a maioria das pessoas que participam são portadoras de algum tipo de deficiência física ou mental. As aulas são realizadas semanalmente nas entidades Ielar, Apae, CEMES e no Centro Cultural Besouro Cordão de Ouro.

O criador do projeto, Amauri José Semedo Neto, acredita que a inclusão está na participação de pessoas com e sem deficiência. “Na capoeira todos são iguais e se expressam da sua maneira, colocando sua particularidade na roda. No projeto participam pessoas sem nenhum tipo de deficiência, como também aquelas que possuem deficiência visual, auditiva, física e mental”, explica.

Em novembro, Amauri participará do Fórum de Educação e Cultura, que acontecerá em Berlim. A colaboração dele no evento será com base no trabalho realizado com o projeto “Gingando e Integrando” ele explicará e dará detalhes do projeto de inclusão social por meio do esporte, e como ele é desenvolvido no município.

Se você mora na região aproveite a oportunidade.

Gingando e IntegrandoData: 7 de outubro de 2011
Horário: 19h30
Local: Centro Regional de Eventos – Avenida José Munia, 5.650 – Chácara Municipal

0 comentários:

Postar um comentário