Portadores de HIV sofrem preconceito

por Bruno Gabaldo


Durante algumas décadas a sociedade convive com um vírus que ainda não possui cura para a sua erradicação, a AIDS ( Aquired Inmodificiency Sindrome). No Brasil, mesmo com todo o acesso às informações disponíveis  em noticiários, revistas, jornais  ou internet, existe ainda o preconceito de alguns indivíduos mal informados em relação aos doentes.

Um dos primeiros relatos da doença no país ocorreu em 1982, no princípio conhecida erroneamente como uma doença que afetava apenas homossexuais. Era tratada como algo relacionado ao estilo de vida desses, mas com relato de mulheres heterossexuais casadas, que desenvolveram a AIDS, estudiosos confirmaram a contaminação por meio de transfusões de sangues, cortes em contato com o sangue contaminado e relações sexuais sem preservativos, traçando assim um perfil de grupo de riscos.

Após quase trinta anos da constatação do primeiro caso de AIDS no Brasil, algumas pessoas, sem discernimento das verdadeiras formas de transmissões da doença, ainda possuem um grande preconceito em relação às pessoas portadoras do vírus.
Em entrevista com Debora Fonseca, supervisora do Instituto Menino Jesus, ela nos conta sobre os preconceitos que a maioria das pessoas portadoras da doença sofrem.
“Preconceito social, como qualquer pessoa com alguma deficiência ou doença contagiosa, as pessoas que não conhecem direito se afastam achando que com um simples abraço ou contato físico iriam se infectar, ou que esta não seja digna de conviver em sociedade.”

Nossa equipe entrevistou Suzana Castro, psicóloga, que explica como é criado pela sociedade este preconceito com os portadores do vírus HIV e sobre as informações que, na maioria das vezes, chega distorcida à sociedade.
“Na maioria dos casos as pessoas que comentem este tipo de preconceito tem medo do desconhecido, seja ele físico ou mental, criando assim uma barreira com os portadores da doença, e isso torna um ciclo vicioso, do qual o pai passa para o filho o sentimento de preconceito, e não procuram mais informações para entender o quão errado estão sendo”.


Muitos indivíduos não tem conhecimento sobre a diferença de ser portador do vírus HIV, que é o vírus que faz com que o corpo perca sua defesa natural e fique propício a infecções, e a AIDS, que é a manifestação da infecção generalizada. Pessoas contaminadas pelo vírus tem um modo de vida normal, apenas com algumas mudanças em seus hábitos. Murilo de Azevedo, que convive com a doença a três anos, nos explica como é sua rotina e o seu tratamento.
“O meu tratamento é diário e a única coisa que até agora eu tenho acesso é o coquetel, que é mistura de remédios pra controlar. Na parte da minha rotina, ela continua a mesma, apenas com algumas mudanças como ter mais cuidado em ficar exposto a doenças, tipo a gripe, por exemplo.”

Considerada uma doença crônica a AIDS não deve ser vista pela sociedade como uma sentença de morte ou com um sentimento de dó em relação a seus portadores. São grandes os números de pessoas que convivem com a doença e lutam diariamente pela vida. É um direito de qualquer ser humano respeitar e ser respeitado independente de suas condições.

3 comentários:

O ótimo medicamento fitoterápico do Dr. imoloa é o remédio perfeito para o vírus HIV, eu fui diagnosticado com HIV por 8 anos e todos os dias estou sempre pesquisando, procurando uma maneira perfeita de me livrar dessa doença terrível, pois sempre soube que o que precisamos pois nossa saúde está bem aqui na terra. Assim, em minha pesquisa na internet, vi alguns testemunhos diferentes sobre como o Dr. imoloa conseguiu curar o HIV com seu poderoso remédio herbal. Decidi entrar em contato com este homem, entrei em contato com ele para obter o remédio herbal que recebi através do serviço de correio da DHL. E ele me guiou sobre como fazê-lo. Pedi-lhe soluções e bebi o remédio herbal por boas duas semanas. e então ele me instruiu a ir verificar o que eu fiz. eis que eu era (VIH NEGATIVO) .Obrigado a Deus pelo dr imoloa usou seu poderoso remédio herbal para me curar. ele também tem cura para doenças como: doença de parkison, câncer vaginal, epilepsia, Transtornos de Ansiedade, Doença Autoimune, Dor nas costas, entorse nas costas, Transtorno bipolar, Tumor cerebral, maligno, Bruxismo, Bulimia, Doença do disco cervical, doença cardiovascular, Neoplasias crônicas doença respiratória, distúrbio mental e comportamental, fibrose cística, hipertensão, diabetes, asma, artrite inflamatória auto-imune mediada. doença renal crônica, doença inflamatória articular, dor nas costas, impotência, espectro de álcool feta, Transtorno Distímico, Eczema, câncer de pele, tuberculose, Síndrome da Fadiga Crônica, constipação, doença inflamatória intestinal, câncer ósseo, câncer de pulmão, úlcera na boca, câncer de boca, corpo dor, febre, hepatite ABC, sífilis, diarréia, doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de addison, dor crônica, doença de Crohn, fibrose cística, fibromialgia, doença inflamatória intestinal, doença fúngica das unhas, doença de Lyme, doença de Celia, linfoma , Depressão Maior, Melanoma Maligno, Mania, Melorreostose, Doença de Meniere, Mucopolissacaridose, Esclerose Múltipla, Distrofia Muscular, Artrite Reumatóide, Artrite Reumatóide, Doença de Alzheimer - drimolaherbalmademedicine@gmail.com / call ou {whatssapp. +2347081986098

Tudo graças a este grande médico herbal que me curou de (DOENÇA DO LÚPUS), seu nome é dr imoloa. Sofri com doença lúpica há mais de 8 anos com dores como: articulações, erupção cutânea, dor no peito, articulações inchadas e muito mais. Os medicamentos anti-inflamatórios não puderam me curar até eu ler sobre a recomendação dele. Há dois meses, entrei em contato com ele pelo endereço de e-mail. drimolaherbalmademedicine@gmail.com. e ele me enviou o tratamento à base de plantas através do serviço de correio da DHL e me instruiu sobre como tomá-lo por duas semanas. depois disso, e fui confirmado curado e livre no hospital depois de tomar seus poderosos remédios à base de plantas Você também pode ser curado com ele, se estiver interessado, ele também usa seu poderoso remédio para curar ervas como curar doenças como: doença de parkison, câncer vaginal, epilepsia, Transtornos de Ansiedade, Doença Auto-Imune, Dor nas Costas, Entorse nas Costas, Transtorno Bipolar, Tumor Cerebral, Maligno, Bruxismo, Bulimia, Doença do Disco Cervical, doença cardiovascular, Neoplasias, doença respiratória crônica, distúrbio mental e comportamental, Fibrose Cística, Hipertensão, Diabetes, Asma , Artrite inflamatória autoimune mediada. doença renal crônica, doença inflamatória articular, dor nas costas, impotência, espectro de álcool feta, Transtorno Distímico, Eczema, câncer de pele, tuberculose, Síndrome da Fadiga Crônica, constipação, doença inflamatória intestinal, câncer ósseo, câncer de pulmão, úlcera na boca, câncer de boca, corpo dor, febre, hepatite ABC, sífilis, diarréia, HIV / AIDS, doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de addison, dor crônica, doença de Crohn, fibrose cística, fibromialgia, doença inflamatória intestinal, doença fúngica das unhas, doença de Lyme, Doença de Célia, Linfoma, Depressão Maior, Melanoma Maligno, Mania, Melorreostose, Doença de Meniere, Mucopolissacaridose, Esclerose Múltipla, Distrofia Muscular, Artrite Reumatóide, Doença de Alzheimer Entre em contato com ele hoje e obtenha cura permanente. contate-o via ... email- drimolaherbalmademedicine@gmail.com / whatssapp- + 2347081986098.

Postar um comentário