Programa capacita deficientes visuais para usar computador

Por Wanessa Fischer

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) cria programa para capacitação de pessoas portadoras de deficiência visual, um trabalho voltado à inclusão social.

A ferramenta é gratuita é foi criada com base em um software livre, que possibilita as pessoas deficientes visuais parcial ou total a utilizarem o computador com facilidade. A meta do Serpo é disponibilizar o software para todo o Brasil, por meio de parcerias com os estados, municípios, universidades, escolas publicas, e outras instituições.
O programa já está instalado em todos os telecentros. Funcionários das sedes regionais do órgão foram treinados para instalarem o produto nos ambientes do progeto de inclusão digital do Serpo.

O Liane TTS foi desenvolvido em três anos, e teve como parceiros o Serviço de Tecnologia de Dados e o Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ). O programa é uma extensão do software livre, cria voz na língua portuguesa através da manipulação direta e transforma o texto em áudio.

A ferramenta esta disponível para download no portal do Serpo na internet, e é compatível com os sistemas operacionais Windows e Linux.

0 comentários:

Postar um comentário