por Hellen Paixão
A Cavenag foi a primeira empresa no Brasil a montar carros acessíveis. Tudo começou hà 40 anos, quando o fundador Michelotti, foi procurado por um amigo deficiente que teve a perna esquerda amputada.
Ele lhe pediu que recriasse seu carro, para que pudesse dirigir. Com fama de revolucionário e criativo, o imigrante desenvolveu um sistema onde o motorista controlava a embreagem do veículo como numa motocicleta, por meio de uma pequena alavanca instalada perto da alavanca de câmbio original do carro.

Ele lhe pediu que recriasse seu carro, para que pudesse dirigir. Com fama de revolucionário e criativo, o imigrante desenvolveu um sistema onde o motorista controlava a embreagem do veículo como numa motocicleta, por meio de uma pequena alavanca instalada perto da alavanca de câmbio original do carro.
O invento deu certo e seu amigo voltou a dirigir normalmente. Mas, como ele precisava da carteira de habilitação autorizada pelo DETRAN, Michelotti acompanhou o amigo até o local para provar que o seu invento funcionava e garantia segurança para o motorista. Assim, o amigo ficou habilitado e o DETRAN passou a indicar Michelotti para fazer todo tipo de adaptação em veículos.
Como o negócio deu certo, Michelotti decidiu abrir a Cavenag, que hoje é especializada só em adaptação de veículos. Todos os funcionários são treinados e conhecem detalhadamente os carros. O vendedor e demonstrador Ricardo Seisum participa todos os anos da Feira Internacional de Tecnologia em Reabilitação, Inclusão e acessibilidade, exibida há dez anos na Imigrantes.
Os carros ficam expostos para o público e os demonstradores explicam e mostram como eles funcionam e quais são suas vantagens. Segundo Seisum, a idéia da montadora é incluir o deficiente na sociedade fazendo com que ele fique independente e facilitando cada vez mais seu acesso, tanto na compra quanto na utilização do carro.
Esse ano a novidade da Cavenag, foi o carro com tecnologia de ponta, que facilita desde a entrada e a saída do passageiro até a dirigibilidade do veículo por deficientes e pessoas com mobilidade reduzida. O automóvel possui um suporte localizado em cima do veiculo do lado de fora onde o motorista pode guardar sua cadeira de rodas.
Para fazer esse processo, o cadeirante entra no carro, gira a cadeira de motorista para fora, aciona um botão que fica perto da porta e encaixa a cadeira em um suporte que parece um cabide. Assim, a cadeira sobe automaticamente e se guarda.
Segundo Seisum, antes existiam os carros acessíveis, mas só a classe alta possuía recurso para comprar. A Cavenag mudou essa realidade.
Hoje os veículos possuem preços acessíveis e o pagamento pode ser feito de várias maneiras. O usuário Moacir Andrade, 52 anos, ficou deficiente físico após um acidente de carro em que ficou sem o movimento na perna esquerda. Azevedo já passou por várias dificuldades após o acidente, entre delas uma vez que seu veículo furou o pneu e ele ficou por 40 minutos parado no meio de uma avenida do centro porque não tinha ninguém para ajudá-lo. Ele afirma que se possuisse um carro como o lançamento da Cavenag, teria sido mais fácil resolver seu problema.
A montadora proporciona para seus clientes um atendimento gratuito, com um profissional especializado para fazer avaliação e prescrever junto com a equipe técnica qual será o equipamento personalizado que irá atender sua necessidade. A empresa mantém projetos de adaptação veicular com as principais marcas do país: Chevrolet, Fiat, Honda e outras, e também faz adaptações em táxis.
0 comentários:
Postar um comentário