por Anderson Henrique
O bullying é uma palavra americana originária do Bully, que significa ‘valentão’. Esse mal vem afetando a juventude no mundo inteiro e cada vez mais chamando a atenção da sociedade.
A prática do bullying consiste em agressões, ofensas, chacotas e discriminação, seja ela por orientação sexual, racial, modo de vida ou deficiência. Na maioria das vezes estas atitudes são tomadas nas escolas, lugar em que os jovens se concentram em grande número e onde aparecem as diferenças de cada um.
Os bullyings – nome denominado a esses valentões – são pessoas que muitas vezes querem tirar vantagens, mostrar status no local de estudo e ser superiores as pessoas com quem fazem o bullying, que na verdade é uma prática que só nos últimos anos vêm sendo alertada e combatida pelas instituições de educação, devido ao nível de humilhação que é crescente e constrangedora aos que sofrem esse mal.
“Sofri muito na época de ginásio na escola. Todos os meus amigos eram maiores e ameaçavam me bater. Algumas vezes até me agrediam, principalmente na volta para casa” conta Lídio Mateus, jovem de 18 anos que virou fenômeno na internet através de vídeos no YouTube onde ele canta e dança.
Em um de seus vídeos, Lídio aparece acompanhado de um primo que faz piadas e brincadeiras com o rapaz. “Fresco Boiola” é como o primo lhe chama no vídeo que bombou primeiro na internet.
Lídio relembra o pior momento de bullying sofrido na escola. “Estava conversando com um amigo descendo as escadas, quando de repente um aluno de outra sala me empurrou do último degrau”. Ele completa que não se machucou porque se segurou no corrimão enquanto o garoto saiu rindo com a brincadeira. Para Lídio o assédio sofrido na época tinha relação com o fato de ele ser uma criança tímida e “boazinha” com os colegas.
Hoje, Lídio associa o Bullying ao preconceito por cantar músicas com tendência GLS e não ter talento suficiente para as pessoas gostarem do seu trabalho, principalmente porque apelou muito para conseguir reconhecimento. “Bullying é te ferirem por dentro deixarem marcas que vão ficar pra sempre em você. Como uma mágoa que parece nunca sair de nós, e qualquer lugar que você passa se lembra daquilo”.
Outro famoso na internet é o garoto Casey Haynes, que bateu recordes de vídeo mais acessado no youtube. Nas imagens gravas por um celular do colega de classe, Casey se vinga de um outro adolescente que o provoca até que ela perde a paciência e revida. Casey pega o garoto pelo tronco e joga no chão com muita força. Após a divulgação do trecho do vídeo que mostra a cena de agressão causada por Casey, ele se defendeu dizendo que foi agredido antes e não aguentava mais tanta humilhação.
A ação causou choque em muitos pais, e abriu o diálogo entre e a família e educadores.
0 comentários:
Postar um comentário